Chamada de Trabalhos
XII Encontro Internacional OTIUM – Associação Ibero-americana de Estudos de Ócio e VI Congresso Internacional em Estudos Culturais
Ócios e Resistências: Crescer e Envelhecer em Contextos Culturais Diversos
Encontra-se aberto, de 19 de abril a 27 de maio de 2018, o período de submissão de propostas de apresentação de trabalhos para o XII Encontro Internacional OTIUM e o VI Congresso Internacional em Estudos Culturais, que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2018, na Universidade de Aveiro, numa organização da Associação Iberoamericana de Estudos de Ócio e do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (Neco) do Centro de Línguas Literaturas e Culturas (CLLC) e do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro (Portugal).
1 – Ócios e Resistências
O presente congresso tem como objetivo central promover reflexões sobre como o ócio pode ser tomado enquanto prática de resistência nos processos de crescimento e envelhecimento em contextos culturais diversos. A importância desta reflexão prende-se com a necessidade de investigar e dar visibilidade a práticas cotidianas de ócio, quer das comunidades quer dos indivíduos, ao longo das suas vidas. Estas práticas, perpassadas por discursos hegemónicos e contra-hegemónicos, articulam forças sociais, culturais e políticas, que procuram docilizar os corpos e extrair a sua força produtiva. Por seu turno, o ócio é uma prática fundamental para a vida humana, uma vez que apresenta uma força capaz de produzir saberes e possibilidades outros, cujos fins não são o capital, mas sim a produção de singularidades ou de afirmações políticas, pessoais ou coletivas, fazendo muitas vezes dos tempos de ócio práticas de resistência.
Investigações recentes destacam que estas práticas de ócio estão, frequentemente, presentes nos próprios cotidianos dos indivíduos, mesmo naquelas atividades consideradas de menor importância, porque não são produtivas. E embora muitos destes indivíduos não saibam o que é o ócio nem o que são resistências, isso não os impede de realizar tais práticas.
Assim, e considerando que nas mais diversas culturas essas práticas e apropriações do ócio se dão de modos diversos ao longo da vida, parece-nos pertinente colocar algumas questões:
– Que práticas de ócio são aquelas que podemos considerar de resistência? O que se pode afirmar sobre elas? Como essas práticas se podem tornar formas de resistência ao longo da vida? Como se declinam estas práticas em culturas diferentes?
A partir destas possibilidades, interpelações e perplexidades, convidamos todos os investigadores cujo interesse se situe nestes domínios a enviarem-nos os seus trabalhos, de modo que o congresso discuta as principais dimensões do ócio, enquanto formas múltiplas de resistências, a partir de abordagens das diversas áreas disciplinares ou numa perspetiva multi ou interdisciplinar.
2 – Organização
O XII Encontro Internacional OTIUM e o VI Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócios e Resistências: Crescer e Envelhecer em Contextos Culturais Diversos – acolhe três modalidades de apresentação:
2.1 – Conferências
As Conferências serão proferidas por investigadores convidados: professores, investigadores e docentes cujo trabalho científico se revista de notório reconhecimento nacional e internacional.
2.2 – Comunicações
Para além das conferências, serão realizadas comunicações orais que, a depender do seu número, ocorrerão em sessões paralelas. As sessões de comunicação serão organizadas em torno de um tema (num máximo de 5 comunicações por sessão), que abordarão o tópico a partir de diferentes perspetivas, contribuindo para ampliar as possibilidades de apreensão e discussão sobre a temática.
O tempo máximo de apresentação de cada trabalho é de 10 minutos, seguido por um período mais longo de discussão. Cabe a cada interveniente decidir o modelo de apresentação da sua comunicação. A criatividade e a multiplicidade de formatos são incentivadas. Para facilitar a organização logística, sugerimos que todos usem os seus próprios computadores portáteis.
2.3 – Pósteres
Os pósteres a expor devem seguir os tópicos temáticos do congresso. Devem ser apresentados obrigatoriamente em português, espanhol ou inglês, com um resumo em ao menos duas dessas línguas. A impressão, afixação e remoção dos pósteres fica sob responsabilidade dos autores.
A dimensão adotada será o A0 (1189mm x 841mm). O cabeçalho padrão do poster está disponível no site. O restante espaço não terá um modelo fixo, ficando a cargo da criatividade dos autores e das autoras e de suas próprias dinâmicas de elaboração e organização. Os pósteres ficarão expostos em área reservada para o efeito.
3 – Tópicos temáticos
a) Reflexões e apropriações teóricas dos conceitos de ócio, resistência e cultura;
b) Dos ócios resistentes aos discursos hegemónicos;
c) Ócios e resistências na infância;
d) Ócios e resistências na adolescência;
e) Ócios e resistências na vida adulta;
f) Ócios e resistências na velhice;
g) Ócios e resistências no cotidiano;
h) Ócios e processos de subjetivação;
i) Ócios e resistências de género;
j) Ócio, desemprego e resistências;
k) Ócios, resistências e políticas públicas;
l) Estudos comparativos sobre ócios e resistências;
m) Ócios e resistências através das expressões artísticas;
n) Ócios e resistências na apropriação do espaço;
o) Ócios e resistências na educação;
p) Ócios, turismos e resistências;
q) Ócios, cultura popular e resistências;
r) Festa, ócios e resistências;
s) Ócios, gastronomias e resistências;
t) Ócios e ativismos.
4 – Diretrizes para os autores
4.1 – Submissão de resumo
Podem ser submetidos resumos de trabalhos individuais de até 4 (quatro) coautores. As propostas devem ser enviadas em um dos três idiomas oficias do evento, português, espanhol e inglês, e apresentar os seguintes elementos: título; resumo de até 600 palavras; até 5 palavras-chave; autores; filiação institucional; forma de apresentação. Cada autor poderá apresentar no máximo 2 trabalhos.
A receção dos resumos vai até ao dia 27 de maio. E deverá ser enviado pela plataforma Easy Chair (https://easychair.org/cfp/ciec6). O resultado será comunicado, por e-mail, até ao dia 10 de junho.
4.2 – Submissão de trabalhos completos
Os textos completos dos trabalhos aceites deverão ser submetidos até ao dia 30 de junho. É obrigatória a submissão destes trabalhos em pelo menos duas das três línguas oficiais do congresso: português, espanhol e inglês. Queremos garantir assim a maior difusão internacional possível.
4.3 – Regras para formatação de texto e apresentação de trabalhos
As apresentações das comunicações serão agrupadas pela comissão organizadora, tanto quanto possível, em torno do tema indicado no ato da submissão. As Atas com os textos aceites estarão disponíveis online no site do congresso, podendo ser consultadas no momento da comunicação. Desta forma, o investigador pode comunicar na sua língua de conforto sem prejudicar a compreensão dos outros membros da mesa e do público.
Os textos completos devem ser enviados em dois dos três idiomas oficiais do evento, em ficheiros diferentes EM UM ÚNICO FICHEIRO. Devem ter entre 8 e 10 páginas; fonte: Geórgia, 11 pto. (corpo), 10 pto. (citações), 9 pto. (notas de rodapé); espaçamento 1,5 (corpo), 1,0 (citações e notas de rodapé); parágrafo: 10 pto; referências no final. Veja o modelo para formatação de texto aqui.
5 – Publicação
As Atas do congresso serão publicadas online em três volumes, um para cada idioma oficial, com ISBNs diferentes. Todos os textos completos dos trabalhos aceites, e enviados dentro do prazo estabelecido, estarão disponíveis nesta publicação online.
Em 2019 será publicado, em papel, um livro com a seleção dos melhores trabalhos apresentados durante congresso.